Diano Ilha iniciou na música no ano de 2004 com a Banda Invasão Dinâmika, onde desenvolveu suas primeiras canções autorais. No ano de 2007 foi convidado a integrar a banda Dissidente!, participou intensamente das composições do disco "À Deriva" lançado no ano de 2009. Em 2014 lançou seu primeiro trabalho solo, o disco "Amarrotado". Por um longo período se dedicou a tocar em bares de sua cidade e região. No ano de 2023 gravou o EP de 4 faixas denominado "Àtimo" no lendário estúdio Forestlab junto ao magnífico produtor Lisciel Franco.