O Baile do Clube do Barbante apresenta um show construído com composições autorais do primeiro disco em produção do grupo, homônimo, e clássicos da Música Popular Brasileira e Latino-americana, sobretudo dos anos 70 e 80, reinventadas com arranjos inovadores baseados no groove, com uma proposta dançante, potente, interativa e improvisativa. Com João Chico no violão de Nylon e Voz, Thiago Pucci no Baixo e Voz, Vitor Neves na Guitarra e Voz e Marquinho Sabino nas baterias e Voz, o quarteto compõe o núcleo base do grupo construindo uma sonoridade de arranjos a quatro vozes e sessão rítmico/harmônica pautada no groove e na experimentação de timbres e texturas. O grupo conta com Cris Monteiro nas percussões e voz, Gil Reis nos teclados e voz e até naipe de sopros, para contextos de formações estendidas. O Baile do Clube do Barbante tem duração de aproximadamente duas horas, podendo adaptar-se a contextos mais curtos e também a noites mais longas. O show é estruturado em blocos com pouco ou nenhum intervalo entre as músicas de cada bloco, conferindo intensidade, constância e continuidade para a apresentação. Com rearranjos de grandes compositores e intérpretes como Djavan, Ivan Lins, Milton Nascimento, Gilberto Gil e muito mais, o clube une clássicos com as composições do grupo, que tem forte apelo emocional, com arranjos dançantes, inventivos e profundos, inspirados em movimentos da MPB dos anos 70 e 80, principalmente o Clube da Esquina e o movimento Black Rio, conferindo lirismo e batidas dançantes ao show, além de forte influência de Arthur Verocai e Lincon Olivetti, conferindo complexidade jazzística e groove pulsante aos arranjos.